domingo, 25 de março de 2012

72º Batalhão de Infantaria Motorizado – Parque Zoobotânico da Caatinga

Petrolina (PE)
O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado criou, em 2006, o Parque Zoobotânico da Caatinga, com uma área destinada aos recintos da fauna endêmica da Caatinga e outra, à flora, que proporciona aos visitantes conhecer o Bioma Caatinga e seus ecossistemas, suas plantas e seus animais nativos, como a onça-parda, saguis, macacos-prego, seriemas, além de uma enorme variedade de pássaros. O Parque possui um rico acervo de animais entre aves, répteis e mamíferos distribuídos em mais de 30 espécies. É o único do Comando Militar do Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro. No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido por intermédio da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o zoológico deixe de ser “vitrine de animais” para se transformar em centro de conservação da natureza e área de estudos para universitários e estudantes em geral e meio auxiliar da Instrução Militar. Estão em andamento os projetos:
Monitoramento de escolas – Com o objetivo de sensibilizar estudantes sobre a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente, foi desenvolvido um Programa de Educação Ambiental voltado às escolas da rede pública e privada e às instituições especiais de ensino. Os monitores do zoológico acompanham as escolas e realizam um trabalho de educação ambiental com os alunos e professores.
Visitação às trilhas ecológicas – Com uma beleza exuberante, a reserva de plantas nativas da Caatinga oferece aos visitantes e admiradores da natureza uma forma de reconhecer as características da Caatinga, nos aspectos relacionados à fauna, flora, geografia e geologia, salientando a importância dos ecossistemas e do Bioma Caatinga. Durante o percurso, são abordados temas como desmatamento, biodiversidade, cadeia alimentar, comportamento animal, lixo e preservação ambiental.
Meio auxiliar da instrução militar – O projeto Zoo Auxiliar da Instrução Militar tem o objetivo de levar a Educação Ambiental a todos os Estágios de Adaptação e Operações na Caatinga ministrados pelo Centro de Instrução e Operações na Caatinga, conscientizando os alunos da importância do meio ambiente e do meio Operacional Caatinga. O projeto faz parte do calendário de atividades do zoológico, que divulga e valoriza a promoção da educação ambiental, incentivando a comunidade a se tornar agente multiplicador da preservação da natureza.


 


 

Fotos: Arquivo do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário